terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sobre as ditas sanfonas de "oito baixos" da Michael e similares

      Vou começar explicando as aspas no titulo do post. Para fazer isto meu primeiro esforço é o de fazer a distinção entre as famosas sanfonas de oito baixos conhecidas como “Pé de bode” tocadas por Januário, Pai de Luiz Gonzaga, e as sanfonas hoje vendidas com oito baixos.
       Pra começar a Pé de bode tem botões ao invés de teclas. Outra diferença é a de que ao se mudar o movimento do fole também se muda a afinação tanto dos botões quanto dos baixos.
     As sanfonas de oito baixos fabricadas pela Michael, Veneza, Eagle etc... são um recorde de uma sanfona grande. Nas sanfonas que eu vi os oito baixos correspondem as notas Dó, Fá, Sol e Ré com seus respectivos acordes maiores. Não há acordes menores nem sétimas.
     Resumindo, para ser bem claro! É a diferença entre um instrumento pequeno e um brinquedo indicado apenas para crianças.
     O caso aqui nem poderia se configurar como propaganda enganosa já que realmente há oito baixos. O que ocorre é que essas empresas lançam produtos com qualidade de brinquedo aproveitando-se da lenda das sanfonas de oito baixos e da falta de informação dos consumidores.

Um comentário:

  1. Adelino gostei muito da sua aula no youtube, tenho uma sanfona de 60 baixos, eu sou Tocador de tres musica, mais voce pode fazer umas aulas de acordeon e nos vender, Abraço Jose Eugêm.
    galegoeugenio@yahoo.com.br . Sou de Guarabira na Paraiba.
    E tabém tapaivaoliveira@ymail.com.br

    ResponderExcluir