terça-feira, 25 de outubro de 2011

Análise do Acordeon digital da Roland (FR3s White)

     Por acaso, rodando pelas lojas de música do centro do Rio, vi na vitrine o Acordeon digital da Roland perguntei o preço ao vendedor e ele gentilmente me deixou experimentar. Tive a oportunidade de tocar por uns 10 minutos. Então descobri o que eu já sabia: instrumentos eletrônicos de "baixo custo" não reproduzem muito bem sons acústicos.
     Se você esta lendo este meu post provavelmente quer a resposta para a pergunta: Vale a pena comprar um acordeon digital? Minha resposta é depende.
     Por exemplo eu não aconselharia a compra de acordeon desses para um inciante ou como único instrumento. O fole funciona abrindo eternamente... não sei como explicar é estranho e requer alguma adaptação. É totalmente diferente de um acordeon acústico. Isso poderia atrapalhar o aprendizado de um iniciante.
   Na verdade um instrumento como esse tem aplicações tão especificas que atenderiam a pouquíssimos músicos. Eu só aconselharia como terceira ou quarta sanfona (quem pode ter tantas assim?)


Vantagens:


*Mais leve do que um acordeon acústico
Pelo que vi na net pesa 8,3Kg o que é muito leve para um acordeon de 120 baixos que pode pesar até mais de 13kg.


*Por ser um instrumento eletrônico, não há risco de microfonia no palco
Captar som de sanfona é um suplício. Até se pegar o jeito e leva um tempo. Não a acordo sobre a melhor forma de capitação, equalização e equipamento a se usar. Talvez nisso os acordeons digitais sejam uma vantagem sobre os modelos acústicos.


*Conexão MIDI que permite comunicação com computadores e outros instrumentos
Se você é uma aficionado por tecnologia, gosta de usar efeitos no computador e trabalha com gravação este pode ser um bom recurso.

Desvantagens


* Fole estranho
A resposta do fole é muito semelhante a de um acordeon acústico, com boa dinâmica e pressão (reguláveis). Porém essa história de fole abrir indefinidamente não me agradou. Pode ser uma questão apenas para mim.


* Timbres não me convenceram
Este já seria o principal motivo pra pensar muito bem antes de comprar uma sanfona dessas. Vi alguns comentários da net assemelhando o acordeon digital a um teclado de peito. Já acho um exagero! Os sons de acordeon, musete e bandoneon dos teclados eletrônicos são tão ruins que seria um crime compará-los. Mas os sons do modelo que eu testei, FR3s White, me pareceram muito artificiais. A Roland poderia ter investido em qualidade ao invés de quantidade. Pra que uma sanfona com som de sax? E um som mentiroso de sax diga-se de passagem! A marca poderia ter desenvolvido poucos sons com uma qualidade maior e apostado no uso de variações desses efeitos com efeitos e pedais virtuais.

* Tocabilidade
Esta é uma adaptação de um conceito que vi em analises de jogos de videogame. Não sei se pelo peso, pelo fole esquisito ou por algum outro motivo mais técnico (peso das teclas, design etc) não me senti tocando um instrumento que custasse tão caro.

* Muito caro
Na loja que perguntei o vendedor me ofereceu por 5 mil e pouco. Mas o preço que tenho visto na net e de acima de 8 mil. Com 5 mil você compra uma boa sanfona italiana de 120 baixos usada em ótimo estado.

     Espero poder ter ajudado com minha análise. Este é uma análise pessoal que leva em consideração meus gostos, conhecimento e costumes. De maneira nenhuma é uma palavra definitiva sobre o assunto.  




8 comentários:

  1. Quanto ao timbre.. essas sanfonas sao feitas pra palco e gravacao... os tibres que saem dos seus pequenos falantes, nao se comparam com os timbres quando estao ligadas em um som grande... faça um teste ... como vc disse .. uma sanfona acustica é muito dificil de regular .. essa é so plugar..kkk

    ResponderExcluir
  2. Concordo que são para plugar! A maioria dos tecladistas classificam as marcas de teclados como a melhor em cordas, ou melhor em pianos, ou melhor em relação custo beneficio. Não entendo como um acordeon digital pode ter esse problema. Um acordeon digital tem apenas que ter o som de sanfona. Acho estranho perder tempo (gastando memoria lembre-se de que estamos falando de um computador) colocando som de saxofone ao invés de investir no melhor som de sanfona possível.

    ResponderExcluir
  3. amigo qual loja vc viu com este preço?

    ResponderExcluir
  4. Vi numa loja no centro do Rio de Janeiro em 2011.

    ResponderExcluir
  5. olha a fr3x pode colocar os som de várias acordeons, dallapê e outras

    ResponderExcluir
  6. olha a fr3x pode colocar os som de várias acordeons, dallapê e outras

    ResponderExcluir
  7. Ima dúvida: pode adicionar outros sons na roland fr3s,?? Obg

    ResponderExcluir