terça-feira, 19 de abril de 2011

Como comprar uma sanfona?

Como escolher uma sanfona na hora de comprar para não levar gato por lebre!



Em geral para o iniciante e muito difícil saber qual a melhor sanfona a se comprar. A primeira ideia que se tem é a de procurar por marcas famosas, mas infelizmente a coisa não é tão fácil assim.
Por exemplo, é muito comum encontrar sanfonas com a marca Scandalli, porém nem todas são iguais! Há sanfonas Scandalli fabricadas no Brasil que nem de perto tem o mesmo som e qualidades da famosa marca italiana.

- Mas como saber se a sanfona que estou comprando é uma legitima sacandalli italiana?

A resposta é simples procure atrás por uma inscrição "MADE IN ITALY" e número de série. Se ainda estiver com dúvida é possível buscar pelo número de serie na internet para saber se é valido.

Em geral, as brasileiras, que não são tão boas quanto as italianas, vem com um inscrição "MADE IN BRAZIL". Já as chinesa, que são péssimas, não tem inscrição alguma.

Aí vc me pergunta:

- E se eu encontrar uma sanfona com nome esquisito, mas com um "MADE IN ITALY" atrás?

Meu conselho é inspecione com cuidado para saber se há furos no fole ou se esta vazando ar, se a alguma desafinação nos baixos ou no teclado e se estiver boa compre! Se for numa loja e vc puder comparar com um sanfona brasileiras vai sentir a diferença. A Itália produz as melhores sanfonas do mundo. Se for pela internet peça o número de série busque pra saber a procedência.
Aí vc me pergunta de novo:

- O Brasil não tem nenhuma fábrica de sanfonas boa?

Felizmente a pouco tempo voltamos a ter! A Todeschini, uma fábrica de moveis famosa, voltou a produzir sanfonas em parceria com a marca italiana Guiliete. Nunca tive o prazer de ver uma Todeschinni ao vivo mas esta é uma marca lendária entre os sanfoneiros. As séries antigas são vendidas a peso de outro e a nova série tem tudo pra manter a tradição e qualidade.

22 comentários:

  1. Valeu pelo post..
    Tô querendo comprar uma sanfona, mas não sei qual o número de baixos que ela deve ter...
    Quero tocar sertanejo, novos e raiz.
    Tem alguma dica quanto a isso?

    ResponderExcluir
  2. Depende do peso que vc esta disposto a carregar! Uma sanfona profissional de 120 baixos pesa no mínimo 10kg!!! Uma sanfona de 80 baixos pede ser um pouco mais leve e lhe permitirá tocar todos os ritmos que vc quiser. Em geral, pelo que tenho experimentado, sanfonas com menos de 80 baixos tem um som de pouquíssima qualidade, podendo apenas ser usados por crianças e iniciantes por pouquíssimo tempo.


    Espero que tenha ajudado se tiver mas alguma dúvida é só entrar em contato!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber sobre a marca groove stradelli é conceituada, pesquisando só escuto elogios será que é assim mesmo??

    ResponderExcluir
  4. Perdão pela demora em responder! O próximo post que estou fazendo vai falar das mais famosas marcas do mercado, origem, histórico etc...

    ResponderExcluir
  5. Adelino, Quero uma sanfona de iniciante para aprender a tocar o rítmo forró, do pé de serra ao mais atual, o eletrônico.

    ResponderExcluir
  6. Como dito no texto compre qualquer uma que não venha da china. aliás estou vendendo duas!

    ResponderExcluir
  7. Sr.Adelino boa tarde,me chamo Alba e estou querendo dar uma acordeon para meu marido ele nunca tocou mas e doido com uma eu e ele nao conhecemos nada de nada como escolher uma boa media.Ak nao e nada profissional mas uma coisa legal.agradecida meu email é erialba.andrade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Estou pensando em comprar uma Eagle de 48 baixos para aprender, quero aprender a tocar sertanejo raiz ex:(trio parada dura) e universitário. não estou disposto a carregar muito peso de inicio. vc acha q com uma dessa eu conseguiria aprender e até tocar legal? futuramente trocaria por uma que tem mais baixos dependendo da minha desenvoltura na musica. desde já abrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais adquira esta marca Eagle que é chinesa e desafina facil,quebra pq o material é de péssima qualidade,compre brasileira ou somente italianas e deve ser de 80 baixos para aprender.

      Excluir
  9. Oie, estou querendo uma infantil [8 baixo]...a michael ou a eagle é boa??

    grata

    ResponderExcluir
  10. Olá quero aprender tocar acordeon, para iniciar seria bom com uma de quantos baixos?
    * encontrei uma ITALIANA usada da marca (ITALY)/80 baixos / 5 registros por R$1.000,00 mas esta um pouquinho desafinada
    * Fui no paraguay lá encontrei uma novinha da marca D´angelico 80 baixos / 7 registro por R$920,00
    -
    Lembrando que nao sei nada, sou iniciante. Qual qu compro nesse caso?

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo,

    Se você nunca vi uma Todeschini ao vico, como pode avaliar???
    Todeschini é lendária, ótima, mas temos acoedeons melhores fabricadas, inlcusive no Brasil, com supervisão italiana. Vozes Binci e Cagnone definem qualidade de timbre. Madeira define ressonancia e o artesão define a qualidade e levesa do toque. Por issso não é fácil. Para escolher seu acordeon é preciso pegar, sentir, gostar e tocar.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, como comprar um Acordeon de 80 baixos usado?
    não intendo nada de Acordeon, como definir MARCA, saber se o fole esta vazando, se desafina nos Baixos/teclado etc...
    pretendo ir na santa ifigênia em são paulo/SP para comprar alguma.

    solicito informações se possivel no meu e-mail
    ednei_ranzula@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. eu moro em arcoverde pe,quero comprar uma sanfona de 120 baixos mas sou iniciante,posso comprar??

    ResponderExcluir
  14. O que vc tem a dizer dos acordeons LETICCE fabricado em Pernanbuco pelo Amazan, ou da Sanzovo fabricada em Jaú/SP? Tem algum conhecimento a respeito? Pois tanto o preço da Leticce quanto da Sanzovo é muito salgado.

    ResponderExcluir
  15. estou aprendendo a tocar, e tem um conhecido no interior que quer vender uma scandalli 80 baixos não sei se e brasi-ou italiana, por 1500,00 ele toca no yutub. ou se compro uma chinesa nova obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Olá, sou iniciante e estou querendo comprar um sanfona ponto da marca minuano 80 baixos gostaria de saber se é uma boa escolha, sempre gostei de gaita ponto foram sempre as que me chamaram mais a atenção, gostaria de saber a opinião de vocês...
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_35669808

      Excluir
  17. para quem entende é uma das melhor e som mais bonito phialharmonic dallapê

    ResponderExcluir
  18. oi Adelino!!nunca toquei sanfona mas quero muito aprender,queria saber qual a melhor sanfona pra mim em relação ao número de baixos,com as de 8 baixos dá pra tocar alguma música ou é só pra criança mesmo? e tem como aprender a tocar só,pois não tenho condições de fazer um curso. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wellida,

      A melhor sanfona sempre é a mais cara. Eu lhe aconselho comprar uma acordeom de 80 baixos, usada, com ajuda de alguém que tenha experiência.
      É difícil tocar sem orientação. Na internet há ofertas de alguns vídeos ensinando.
      O próprio autor do blog, Avelino, é professor de acordeom.
      Enquanto isso, faça uma visita ao blog www.toquesanfona.blogs.sapo.pt onde eu publico algumas dicas.
      Avelino permita a divulgação. Eu vou também publicar o seu blog por lá.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir