sábado, 2 de abril de 2011

Qual a Diferença Entre Acordeon e Sanfona?

Olá! Seja bem vindo!
Em geral esta é a primeira pergunta que me fazem quando descobrem que eu toco sanfona. Então para satisfazer a dúvida de todos resolvi comentar um pouco este assunto no primeiro post do Blog. Pra quem não me conhece sou Douglas Adelino. Eu toco acordeon e também toco sanfona, e ainda toco gaita. Não são três instrumentos diferentes estes são os três nomes mais comuns, no Brasil, para o mesmo instrumento. Ainda há mais alguns, mas estes são os mais importantes por sua indicação regional.

Acordeon é o nome mais "letrado" usado no Sudeste do país, principalmente Rio e São Paulo, ou por músicos de formação mais erudita. Quem toca acordeon é o acordeonista.
       
Sanfona é o nome mais comum em todo o país. Principalmente por que traz em germe a referência aos ritmos do Nordeste do país imortalizados pelo grande mestre Luiz Gonzaga, sem dúvida o maior nome da sanfona na música popular Brasileira. Quem toca sanfona e sanfoneiro.

Gaita é o nome mais comum na região sul do Brasil. Provavelmente se refere ao mecanismo interno do instrumento que é semelhante as gaitas de boca. Quem toca gaita e gaiteiro. Há ainda no sul do país a designação Harmônica. 
           
Com isso fica fácil entender porque mesmo vivendo no Rio de janeiro preferi me auto intitular sanfoneiro. Meu repertório se baseia principalmente na musica popular tanto do nordeste (forró, xote, baião etc...), quanto do sudeste (chorinho, samba, quadrilha), passando "de leve" pela música sertaneja do centro-oeste do pais.


Obrigado pela atenção e sejam bem vindo!!!





7 comentários:

  1. eu sempre quis saber isso... obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Eu espero ter ajudado a tirar suas dúvidas! Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Sua dica foi excelente, simples prática e eficiente!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente postagem,admiro muito quem toca sanfona e sempre quís aprender.Essa explicação foi singular,obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que queria saber isso! obrigado!

    ResponderExcluir
  6. "Acordeão" e a corruptela acordeom vêm do alemão akkordium, pelo francês accordéon4 . "Sanfona" vem do grego symphonía, pelo latim symphonia e pelo latim vulgar sumphonia5 .

    ResponderExcluir
  7. Muito legal. Por fim, não tem diferença. Forte abraço.

    ResponderExcluir